FANDOM

Máquinas de camisinhas: influência ou auxílio?

Por Maria Clara Resende

A adolescência é uma fase de descobertas, quando o corpo muda e junto com ele nossos interesses. A sexualidade está diretamente relacionada a essa fase e muitos dos adolescentes não tem informação suficiente e acabam tomando atitudes que levarão para o resto de suas vidas.

Doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce estão entre os problemas mais recorrentes ao não uso da camisinha durante relações sexuais. O círculo de amigos, a criação familiar interfere diretamente na opinião de cada adolescente sobre o assunto sexo. Porém, independentemente da opinião de cada um esse assunto é frequente no ambiente escolar.

Talvez essa seja a principal razão para a implantação das polêmicas máquinas de camisinhas nas escolas, o assunto já está tão disseminado no meio dos jovens que a máquina será apenas mais um meio de os jovens atingirem o método contraceptivo. Há quem diga que a máquina estimularia a prática do ato sexual entre os jovens, mas a ausência da máquina não impedirá e é importante que os jovens estejam protegidos nesse momento e com acesso fácil à camisinha é mais fácil que essa proteção dependa apenas dos jovens.

Muitas jovens engravidam na adolescência e acabam abandonando os estudos, talvez se tivessem uma maneira simples de adquirir o método contraceptivo o final da história seria outro. A formação de uma nova vida é algo maravilhoso, mas deve acontecer no momento certo, com pais que tenham boas alternativas para criar os filhos. Mas ainda sim, a gravidez é o menor dos problemas, as doenças sexualmente transmissíveis tem alto índice entre os jovens e a melhor maneira de não contraí-las é usar camisinha, então, mais uma vez a máquina de camisinhas entra de maneira positiva nas escolas.

Acompanhado da máquina, as escolas brasileiras deveriam ter uma boa educação sexual, afinal informação nunca é demais. Dessa maneira além do acesso às camisinhas, os alunos saberiam a maneira ideal de utilizá-las.