FANDOM

Aqui se encontram os verbetes feitos sobre o livro " Comédias da Vida Privada " , do autor Luís Fernando Veríssimo.

Por Camila Madureira e Lorrainy Fernandes

Algoz: significa algo que é carrasco, tirano, cruel. Este termo pode ser encontrado no conto “ A verdade “ .

Apartheid: é o racismo que aconteceu com os nossos “ irmõezinhos “ africanos. Série de leis impostas pelo lado branco da força (que, por sinal, era minoria) na África do Sul que separavam claramente negros e brancos. Apesar da população negra ser visivelmente mais predominante, a minoria branca comandava tudo, colocando-se um patamar acima dos negro, criando leis que claramente os excluía . Essa expressão é encontrada no conto “ A Aliança” .

Broto: para as pessoas que curtem um estilo mais vintage, broto é uma expressão certamente usual. Para falar a verdade, não é vintage, é velho mesmo , mas vamos fingir que seja vintage porque esse estilo é legal. Enfim, a palavra broto é o xaveco da antiguidade. Equivale ao mesmo que dizer que a pessoa é bonita(o) , gatinha(o) . Essa expressão é encontrada no conto “ Trinta Anos “ .

Dissuadi-lo : dissuadir é um sinônimo de “ persuadi-lo”. Particularmente, eu acho “ dissuadi-lo” com um fonema melhor, mais requintado, não me pergunte o porquê. Este termo pode ser encontrado no conto “ A Serenata “ .

Megalomaníaco: sabe aquela pessoa sem noção que tem mania de grandeza ? Pois é exatamente assim que se comporta alguém megalomaníaco (a) . Este termo pode ser encontrado no conto “ Homens “ .

Perdulário : jeito chique de se dizer a uma pessoa que ele(a) é gastador(a). Este termo pode ser encontrado no conto “ A rocha” .

Prolixidade: a prolixidade é a característica de quem usa palavras demais, prolonga as coisas demais, tornando-as cansativas . Esse termo pode ser encontrado no conto “ O Suicida e o computador “ .

Proverbial: Uma pessoa aquela que é proverbial não é que sabe os pronomes de cor , como você provavelmente está pensando. O adjetivo “ proverbial ” significa conhecido(a) .

Polaróide: é um aparelho fotográfico de revelação instantânea. Este termo pode ser encontrado no conto “ O Homem que Desapareceu no Prado “ .

Texto: Suflê da chuchu

Pagina: 256

Parágrafo: 1º

Trecho:

...”(a Duda,que em casa não levantava nem a sua roupa do chão!)...

Significado:

Duda, nada fazia em sua casa (ajudas ou obrigações)

Parágrafo: 7º

...”enlutar”...

Significado:

1-cobrir (-se) de luto. 2-causar ou sofrer grande magoa

Texto : A bola

Página : 259

Parágrafo : 2º

Trecho :

...” os tempos são outros “...

Significado :

O que acontecia antes ( no passado ) . já não acontece mais (hoje , futuro ) .

Texto : Dezesseis Chopes

Página : 269

Parágrafo : 5º

Ponderação ( ponderar ) : 1 – Examinar com atenção e minúcia ; pesar 2- ter em consideração 3 - meditar 4- dizer em defesa duma opinião .

Trecho :

...” derrubar um avião assim como quem cospe na calçada “...

Significado : Com facilidade ou risco de algo .

Parágrafo : 8º

Nostalgia : 1 - Saudade da pátria ; 2 - saudade

Reminiscência : 1- o que se conserva na memória ; 2- a faculdade da memória ; 3- lembrança vaga .

Texto : Índios

Página : 271

Parágrafo : 7º

Trecho :

... “ sei com é seu bafo , quente como um de uma fornalha , no meu rosto “ ...

Significado : forte , mau hálito

...” Jugular “...

Significado : 1 - relativo a garganta ou ao pescoço ; 2- cada um de três pares de veias de cada lado do pescoço ; 2.1 – debelas , sufocar ; 2.2 – dominar , subjugar ; 2.3 – degolar .

Texto : A verdade

Página : 315

Parágrafo : 3º

Encalço

Significado : rasto , pista , pegada .

Página : 316

...” sucumbira “...

Significado :

Sucumbir 1- cair sobre um peso de ; 2- não resistir , ceder ; 3- mostrar – se abatido em extremo ; 4- morrer  ; 5 - ser derrotado .

...” algoz “ ...

Significado :

Carrasco.