FANDOM

Jovens artistas, como surgem e qual o seu verdadeiro e oculto significado?Editar

Fabrício da Silva e Phillipe Tavares

Maisa

Maísa,artista mirim do SBT

A diversidade cultural do mundo jovem desperta o interesse dos adultos pelos seus hábitos, e por consequência, descobrem-se talentos culturais impressionantes e de grande aceitação no mundo atual, porém difíceis de entender.

Os jovens são seres realmente difíceis de entender, mudam de comportamento, criam estilos, desenvolvem pensamentos e tudo isso numa velocidade impressionante. Essas mudanças variam de acordo com a opção de consumo dos adolescentes das “hierarquias estudantis”, que são divisões de grupos com diferentes estilos de ser e viver, enfim, coisas de estudantes. A diversidade cultural é estudada por psicólogos e empresas de marketing, que tem motivos diferentes para se estudar os jovens, o marketing estuda as tendências de consumo para saber qual produto lançar no mercado, e os psicólogos tentam entender o pensamento dos mesmos através do linguajar, da rotina, e principalmente, pelas letras das músicas aceitas por estes, que podem indicar algum sentimento. Entender isso é praticamente impossível, pois estes fatores mudam rapidamente.

Durante esse estudo, acaba-se enxergando peculiaridades em suas rotinas, como por exemplo, o fato de alguns jovens gostarem de tocar intrumentos musicais e de cantarem, eis a revelação dos que podem ser grandes talentos aceitos por determinados grupos, aí surgem os jovens talentosos, seja na música, nas artes visuais ou atuação teatral. E um exemplo bem explícito desse estudo, são os shows de calouros na televisão, que dão a oportunidade dos jovens mostrarem o seu talento, um dos exemplos que representam isso, é Maisa Silva Andrade , que apesar de ser uma criança, que apesar de ser uma criança, está incluída nessas mudanças de pensamentos jovens e foi descoberta pelo programa de calouros do Raul Gil em 2005 com apenas 3 anos de idade, onde o talento inicial de Maisa foi como cantora, e impressionados com a capacidade dela de ser imprevisível e de expressar-se facilmente, rapidamente conseguiu conquistar o carisma do público brasileiro, e atualmente Maisa é apresentadora de um programa de televisão para crianças.

Há também jovens internacionais na área da atuação que surgiram através do teatro, que também é uma maneira de se testar o talento dos jovens, como é o caso de Dakota Fanning , que atualmente possui 16 anos, Dakota quando criança frequntava teatros e fazia apresentações nestes para seus pais, e este talento foi se desenvolvendo como passar dos anos, e ela foi chamada para fazer vários papéis em grandes filmes, e vem sendo assim até os dias atuais. Outro exemplo, só que na música, e que comprova a eficiência das redes sócias, é o jovem cantor de 16 anos Justin Drew Bieber , que lançou suas composições no You Tube, e foi descoberto por um empresário que o levou a ser o que ele é hoje.

Os jovens artistas, nada mais são que ícones poderosos para o marketing, pois quando o talento destes é aceito pelo público da “hierarquia estudantil” a qual eles pertencem, como é o caso do Restart, uma banda de rock que lançou um estilo de vestimenta bem aceita entre os “punks” e “emocóres”, a imagem deles é disseminada pela mídia, formando produtos de novos estilos e modas, que são promovidos pelo marketing para serem consumidos pelos fãs desses famosos. O fato de ser jovem facilita no desenvolvimento de um talento, pois a infância e a adolescência são fases onde se faz descobertas, e quanto mais tempo você tem para aprender, maior será a sua experiência e facilidade de adaptação sobre essa mudança muito rápida de estilos dos jovens (o que mostra o assunto base dessa reportagem, que é a grande capacidade produtiva e polêmica dos jovens), fato este que comprova os altos e baixos das bandas adolescentes, pois como disse, os estilos mudam, e um jovem que sabe acompanhar essa mudança de estilos, consegue fazer sucesso por um maior período de tempo. Mas não é porque os jovens ficam por pouco tempo em alta entre os adolescentes, significa que eles conseguem acumular baixas unidades monetárias, muito que pelo contrário, em 2 meses, esses jovens podem produzir milhões com apenas algumas músicas, comerciais e apresentações. Estes jovens possuem dois talentos, um é o seu talento visível, aceito e admirado pelo público, seja cantando, dançando, atuando ou pintando. E o outro é o talento (mas geralmente não é considerado um talento, pois muitas vezes está associado a um distúrbio emocional) da modificação de estilos, que é característico da criança e do adolescente e não é conhecido pelos adultos.

Os jovens de hoje estão se tornando grandes “profissionais” nas artes, mas não só pelo talento, como era antes, é também pela inteligência, os jovens hoje pensam muito sobre o seu futuro e sobre o que irão fazer depois de uma coisa ao menos ter começado. Mas alguns são tão bons expressionistas e compositores, que acabam construindo uma carreira artística que prevalece até quando já não gostarem ou se cansarem das artes, comprovando o poder destes.

Editar