FANDOM

Por Anne Karoline Fernandes de Matos

Sabe-se que a camisinha é um importante método contraceptivo, evitando problemas como as DST’s (doenças sexualmente transmissíveis) e a gravidez indesejada, que ocorre, principalmente, na adolescência. Entretanto, a instalação de máquinas de camisinhas nas escolas públicas, como propõe o MEC (Ministério da Educação e Cultura), não é o melhor método de prevenção desses problemas.

Normalmente, os institutos educacionais não ensinam aos alunos educação sexual, dando “força” e margem à criação de diversos estereótipos sobre o assunto. Além disso, apesar da realidade ter mudado bastante, existem pais que ainda não conversam com os filhos sobre sexo e os adolescentes acabam por procurar informações, muitas vezes, erradas nas redes sociais ou na rua com os amigos, por exemplo.

Alguns adolescentes, por estarem se descobrindo e descobrindo o mundo que os rodeia, ainda não possuem maturidade suficiente para lidar com o sexo e os assuntos relacionados a isso. Provavelmente, muitas das camisinhas que forem colocadas a disposição deles serão usadas como brinquedos.

Há quem diga que se as máquinas forem postas nas escolas, os jovens terão maior comodidade em aderir a camisinha. Mas será que a escolas são os locais mais adequados para esse equipamento? Elas estão disponíveis nos postos de saúde e nas farmácias, por exemplo, de modo que não é tão difícil para se adquirir esse método contraceptivo.

Em síntese, é preciso, primeiramente, oferecer as informações corretas sobre, por exemplo, o uso dos métodos de prevenção à gravidez e às DST’s, esclarecendo-lhes a dúvidas e os estereótipos para, em seguida, pensar numa hipótese como essa e, depois, perceber que as escolas não se caracterizam como os melhores estabelecimentos de fornecimento das camisinhas, já que existem locais especializados em repassá-las.