FANDOM

Muito bem, jovens repórteres. Um belo começo para uma série de reportagens sobre os coltecanos!!!.

Coltec Logo ABREUMALATINHA

Imagem 1- Logo do COLTEC

Por Izabelle Cária e Camila Madureira

Imagine um colégio que se assemelha ao máximo com uma faculdade. Se você conseguiu, tem o perfil de um jovem coltecano.

Em 1969, foi inaugurado o Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais. Com o intuito de atender à necessidade de especialistas técnicos demandada pelo mercado de trabalho, o Colégio Técnico formou não só profissionais, mas pessoas mais dinâmicas e flexíveis para lidar com diversos tipos de situações.

Segundo Felipe Freitas de Oliveira, estudante de instrumentação no período de 1994 a 1996, o dinamismo do Colégio é consequência da grande liberdade que é proporcionada aos alunos. “ Esse é um dos aspectos dos quais eu mais gostava lá ’’ , diz Felipe. Ele também destaca a visão da necessidade do ensino técnico que é mostrada pelo COLTEC. “ O COLTEC foi a melhor época da minha vida, e é um colégio diferenciado que prepara o aluno para a vida não só profissional, mas em todos os aspectos ’’.

É o que espera o estudante Mateus Venâncio, que fará o concurso de seleção que disponibiliza as vagas de 2012 do Colégio. “As experiências que poderei vivenciar lá talvez não possam ser vivenciadas em nenhum outro ambiente”, diz Mateus, que fará a prova de seleção pela terceira vez. Mais do que estudar no COLTEC, ele deseja aperfeiçoar o que puder lá dentro.

Essa persistência de Mateus demonstra o prestígio com o qual a instituição de ensino é vista pela sociedade. Empresas e indústrias desejam cada vez mais profissionais técnicos qualificados, por isso é crescente o número de pessoas que procuram por essa qualificação.

Quimica11

Imagem 2- Quimico trabalhando

Para os alunos atuais, a oportunidade de conciliar o ensino médio e o ensino técnico “une o útil ao agradável”. Eles destacam a grande vantagem da possibilidade de se formarem no ensino médio já preparados para atuarem em áreas específicas no mercado de trabalho.

Além de valorizarem a formação profissional, os alunos prezam muito o ambiente escolar; pois é ali que passam grande parte do tempo. Projetos culturais como o Senta & Toca - no qual os alunos têm a oportunidade de cantar no hall do Colégio às quintas-feiras durante o horário de almoço - são criados com o objetivo de quebrar a cansativa rotina escolar. Além dele, vários projetos culturais, como oficinas de esportes, clube e até mesmo o grêmio estudantil.

Z1h9gbop

Imagem 3- Recepção de Calouros ( Calourada )

Sendo assim, os jovens “coltecanos”, tanto do passado, do presente e provavelmente do futuro enxergam no COLTEC não somente uma oportunidade de crescimento profissional, mas também pessoal, o que faz com que eles formem uma grande família: a comunidade coltecana.