FANDOM

Por Anne Fernandes e Héricles Lima

Crônica: Infidelidade, página 48.

Studebaker é um fabricante de carros dos Estados Unidos: Studebaker Corporation.

Crônica: Na Corrida, página 84.

Jogging ou cuper é uma caminha ou corrida que objetiva o bem estar físico.

Crônica: Pôquer Interminável, página 147.

Pôquer é um jogo de cartas de baralho de origem norte americana.

Copa de 82

A Copa do Mundo de 1982 foi o décimo segundo campeonato disputado, que ocorreu na Espanha entre 13 de Junho a 11 de Julho e contou com a participação de 24 seleções. O país vencedor foi a Itália.

O Brasil na época era comandado por Telê Snatana.

Crônica: Brincadeira, página 189.

Trote é uma “brincadeira” que se faz anonimamente através do telefone.

Crônica: Rápido, página 247.

Vida: é uma passagem de tempo na Terra enquanto humanos em que nascemos, crescemos e, inevitavelmente, morremos. É um ciclo que todos cumprimos, mas é um ciclo que passa rápido demais se comparado com a idade do Universo.

Pantomima é mímica. O conto faz referência à representação mímica de Marcel Marceau.

Solilóquio é um monólogo, ou seja, a fala de um personagem que conversa consigo mesmo. O conto faz referência à solilóquio de Shakespeare.

Crônica: Suflê de Chuchu, página 256.

Suflê é um tipo de comida que se leva ao forno. Seus ingredientes são farinha de trigo, legumes, queijo, claras batidas em neve e gema de ovo.

Crônica: A Descoberta, página 261.

A vida na universidade: segundo o pai de um aluno na universidade a vida digna de orgulho que seu filho, uma rapaz solteiro e que mora em um apartamento sozinho, deveria ser apenas curtição, com muitas mulheres e muita bebida alcoólica de segunda a segunda. Mas, segundo o próprio filho o tempo que se passa na universidade deve ser de estudos, muitos livros e muita pesquisa.

Rose di Primo era uma mulher ícone das cariócas na década de 70, mas nasceu em São Paulo. Seu nome completo era Rosemary de Souza Primo.

Crônica: Praia página, página 217.

Veraneio: Ato de veranear que é passar o verão em cidades de recreio.

Crônica: Festa de Criança, página 223.

Veterana das trincheiras: Quer dizer que ela parece com um dos velhos soldados da primeira guerra mundial, com grande experiência em guerrilha.

Crônica: Infidelidade, página 9.

Habeas corpus preventivo: é uma garantia constitucional outorgada. Segundo a Constituição, a garantia “beneficia quem sofre ou se acha ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.

Crônica: Cantada, página 61.

Incógnita: Que é desconhecido e se procura saber.

Crônica: A Serenata, página 73.

Galanteador: Que ou aquele que diz galanteios às mulheres

Crônica: Uma Surpresa pra Daphne, página 87.

Vivaz: Que tem vivacidade, que é cheio de vida; vivo, esperto, ativo; enérgico, caloroso, veemente, ardente: criança vivaz; estilo vivaz.

Crônica: Saudade, página 196.

Roliça: Tornar roliço; arredondar.

Crônica: Zona norte, Zona sul, página 11.

Rebuliço: Agitação, confusão, desordem, bulha.

Crônica: Flagrante na praia, página 103

Envolvimento: Ação de envolver; resultado dessa ação.